domingo, 13 de março de 2011

Alguns exercícios para ajudar na prova do Bolsão do IFES

Matemática

1) Na minha turma existem 20 moças e 15 rapazes. Num determinado dia em que todas as moças compareceram às aulas o número de rapazes correspondia a 60% do número de moças. Podemos dizer que neste dia o número de moças correspondia a k% do total. O valor de k é:
a)   40,5%
b)   60%
c)   62,5%
d)   75%
2) Analise as afirmativas abaixo, e em seguida marque a opção que corresponde ao número de afirmativas verdadeiras.
  • Três pontos distintos determinam um plano
  • Duas retas paralelas não possui interseção
  • Duas retas paralelas determinam um plano

a)   0
b)   1
c)   2
d)   3
3) Assinale a opção verdadeira:
a)   O complemento do complemento de um ângulo a é ( 900 - a )
b)   O complemento do complemento de um ângulo a é a
c)   O suplemento do complemento de um ângulo a é ( 900 - a )
d)   O suplemento do suplemento de um ângulo a é ( 1800 - a)

4)  Durante uma apresentação, um microcomputador projeta imagens na tela à “velocidade” de uma imagem a cada 2 segundos. Assim, quantas imagens são projetadas a cada minuto?
a)   15
b)   30
c)   60
d)   120

5)  Num determinado mapa 1cm corresponde a 180 km. Se neste mapa a distância entre duas cidades A e B é de 3,5 cm qual é a distância real entre estas cidades? 
a)     270 km
b)    360 km
c)     540 km
d)    630 km

Português

P O E M E U
DARWIN, ainda.
O homem veio do símio.
Acho isso lindo.
Mas tem alguns
Quinda estão vindo.

FERNANDES, Millôr. Veja, 1 jun. 2005, p. 31.
1)    O emprego da palavra “Quinda” (“Que ainda”) se justifica pelo(a):
a) desejo de se inventar uma nova palavra para o português.
b) necessidade de se manter o ritmo e a musicalidade do verso.
c) possibilidade de se reforçar a crítica feita a alguns homens.
d) certeza de se conseguir a compreensão do leitor comum.

2)    Assinale a alternativa em cuja passagem o locutor do texto demonstra toda a sua ironia.
a)    “Darwin, ainda”.
b)    “O homem veio do símio”.
c)    “Acho isso lindo”.
d)    “Quinda estão vindo”.

3) Analise sintaticamente as frases abaixo:
a) As canetas azuis estavam sobre a mesa.
b) Meu irmão caçula gosta muito de cinema.
c) A prova estava fácil demais.
d) Eles nadaram muito ontem.
e) Roubaram aquele banco no feriado.
f) Assistimos àquele filme na televisão.
g) Peguei as minhas revistas hoje cedo.
h) As suas calças foram lavadas pelo Marcos.
i) À noite sempre estamos muito cansados.
j) Elas foram ao cabeleireiro ontem.
l) Eles eram bem amigos antigamente.
m) Na segunda-feira, iremos ao teatro.
n) Ganha-se bem na minha empresa.
o) Joaquim, o português, precisou de ajuda no fim de semana.
p) Pedimos silêncio na sala.
q) A aula de matemática recebe muitos elogios.

5) Coloque o acento grave quando necessário e explique a razão de seu uso ou não uso:
a) Fomos a praia no feriado.
b) Viajamos a fazenda de Joaquim.
c) Nós a vimos entrando a noite na casa de Pedro.
d) A noite estava bastante clara.
e) Vire a esquerda na próxima rua.
f) Nós fomos a festa na casa da Joana.
g) Os filhos disseram a Ana que a amavam.
h) Perguntei a minha filha sobre o namorado.
i) Assistimos aquele filme no Belas Artes.

32 comentários:

  1. alguém pode me passar resolução do nº 1 de matemática, e-mail eliane_vieceli@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. É possivel mandar a resposta de todas questoes para meu e-mail? lalisgtozzi@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. não consegui resolver essa questão ,você poderia me mandar o calculo de como chegou a este resultado?

      Excluir
    2. 20 = 100
      x = 60

      60.20 = 1200/100 = 12

      32 = 100
      12 = x

      12.100 = 1200/32 = 37,5

      100-37,5 = 62,5

      Excluir
    3. porque e a some do numero de meninas mais o numero de meninos , que equivale aos 100% de alnos na turma .

      Excluir
    4. porque e a some do numero de meninas mais o numero de meninos , que equivale aos 100% de alnos na turma .

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. seria possivel enviar as respostas de todas as questões pro meu email? airlabrito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. seria possivel enviar as respostas de todas as questões pro meu email? alvarocanella@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. seria possivel enviar as respostas de todas as questões pro meu email?
    iurisiqueira1@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. seria possivel enviar as respostas de todas as questões pro meu email?
    ybarcelos@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi ..
    Seria possível me enviarem as resoluções para o meu e-mail maisadejesus2@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. seria possivel enviar as respostas de todas as questões pro meu email?
    belladepra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Gostaria muito que me enviassem as respostas por e-mail. ( paula_s.g@hotmail.com)
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. seria possível enviar as respostas de todas as questões pro meu email?
    brianibt@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. seria possível enviar as respostas de todas as questões pro meu email? santosrebeca557@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. seria possível enviar as respostas de todas as questões pro meu email? victoriaenardi@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Será quem alguém poderia me mandar as respostas por e-mail:
    gustavorezendecoelho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. seria possivel manda as resposta para meu email pyetradosreis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. meu gmail: marcosruygaudio@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. vc poderia me mandar o gabarito por email? duda.mollulo.b@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. poderia mandar o gabarito para o meu email? ipjfamiliaunida@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Quem tiver o gabarito, por favor, poderiam enviar por e-mail? aucelonia@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Manda as respostas p meu email josi_two@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de receber o gabarito por favor !!

    ResponderExcluir